sexta-feira, 5 de março de 2010

LEI DA MORDAÇA EM CAMOCIM?

VEREADOR QUER IMPEDIR BLOGUEIRO
DE FILMAR SESSÕES DA CÂMARA
O Vereador Ricardo Vasconcelos (PP), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Camocim, na quarta-feira (03), solicitou ao presidente Juliano Cruz (PSDB), que vetasse a entrada do blogueiro Tadeu Nogueira, do Blog Camocim On Line, no plenário Murilo Aguiar, para filmar as atividades do Legislativo. Em seus argumentos, o vereador afrma que Tadeu não é profissional de imprensa e faz oposição à administração do prefeito Chico Vaulino. No Ceará, segundo a ONG Francesa Repórteres Sem Fronteiras, é comum politicos impedirem a cobertura jornalística que não siga a cartilha de administrações vigentes. Quaisquer matérias que denunciam práticas que lesam o patrimônio público são taxados como oposição ou perseguição. Agora em Camocim, estão tentando impedir Tadeu Nogueira de entrar na Casa do Povo e filmar as sessões da Câmara Municipal. A pergunta é: se Tadeu Nogueira fechasse os olhos para a realidade e divulgasse um mundo cor-de-rosa em Camocim, com matérias alienantes, ele não seria entronizado como "O Imparcial"? Outra pergunta que fica no ar é sobre o verdadeiro papel da Câmara Municipal.
O fato de alguém fazer ou não oposição à administração do executivo, não deveria ser uma preocupação do poder legislativo municipal, pois são poderes independentes, o que esta Câmara deveria, por obrigação, era representar e defender os interesses do povo - e não os intereses do Executivo.
Escrito por Jocelio Neves, do Site Grande Sobral
Lá vou eu: Segundo o Blog do Marcelo Marques, ao receber a solicitação do Vereador Ricardo, que saiu em defesa do outro poder, o Presidente Juliano Cruz disse ao vereador que vem recebendo tanta "bala" (críticas), inclusive do próprio Vereador Ricardo, que fica difícil tomar alguma atitude, porque, quando se entra na vida pública, o telhado acaba se tornando de vidro. E anunciou que não proibiria ninguém a adentrar o plenário para exercer a sua função. E completou: "Vá assistir às sessões da Câmara Federal, que você verá a imprensa filmando, e registrando tudo. Essa é a casa do povo, e não posso proibir ninguém de vir aqui. Quem achar que está sendo injustiçado, que contrate um advogado e vá se defender na Justiça".
Ao não achar "terra nos pés" diante dessa "chibatada" de seu próprio colega de bancada, Ricardo Vasconcelos não disse se ia entrar na justiça, se vai mandar colocar um jagunço na entrada na próxima vez que o dono desse blog quiser entrar ou até mesmo se quer mais publicidade dessa tentativa de censura, de mordaça, da volta da ditadura em pleno século 21.
No entender desse blog, o Vereador mais uma vez jogou para a platéia, pediu apoio da bancada e não achou e certamente foi teleguiado para ter fazer isso com o interesse claro do blogueiro não entrar na Sessão polêmica, a que vai votar o parecer do TCM que pelo segundo ano consecutivo desaprovou as contas de governo do Prefeito Chico Vaulino. Afinal, na última vez, houve muita "negociação" nos dias que antecederam a votação do último parecer e tudo indica que as matérias do blog atrapalharam um pouco a "busca" do "convencimento" por um sétimo voto, única forma de derrubar um parecer do TCM.
A atitude firme do Presidente da Câmara mostrou que o Vereador Ricardo Vasconcelos precisa entender que ele está em local público, sua imagem é pública e ele ganha do povo para defendê-lo e não o amordaçar. Por fim, a última coisa que eu imaginava era que o Vereador era do STF, pra julgar se sou ou não um profissional de imprensa. Uma coisa é certa: o Vereador vai engrossar a lista dos que ainda pensam que estão na idade medieval. A atitude do colega blogueiro de Sobral mostra que não é pelo argumento do poder que se vence a força do argumento. O curioso é que esse mesmo Vereador não reclama do blogueiro quando este cobre as Sessões solenes, quando ele por diversas vezes entrega medalhas, títulos de cidadania e faz discursos cheios de elogios aos homenageados. Nessas horas, a publicidade e serviços do blogueiro sempre são bem-vindos. Confira (AQUI) imagens que não deixam o Vereador com raiva do blogueiro.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:32h
Foto: Vando Arcanjo