sexta-feira, 29 de maio de 2009

QUATRO VELAS E UM DESTINO

A exposição negativa de Esmerino Arruda na mídia ultimamente não regeu a decisão do Juiz que negou a liminar para que ele voltasse ao poder, mas é inegável que isso contribuiu e muito para o cenário de hoje, principalmente se lembrarmos da fatídica coletiva de imprensa, ocorrida no dia em que o governo itinerante esteve em Granja. O desgaste do TRE, perante a opinião pública já era visível, decorrente das últimas decisões, em que liminares foram concedidas em tempo recorde para prefeitos afastados. A gota d'água foi a recondução de Pedim do Cleto, ao cargo de Prefeito de Acaraú, em menos de 24 horas após a decisão de seu afastamento e cassação do registro de candidatura. Depois dessa sequência interminável de liminares, o que deixava atordoada até mesmo a redação de jornal mais eficaz, a mídia resolveu questionar as consequências disso tudo, citando por exemplo, o risco do total enfraquecimento, perante o povo, da competência de Juízes do interior, diante da forma instantânea como suas decisões estavam sendo revertidas no TRE.
Quem convive com a notícia diariamente, sente quando algo de diferente está prestes a acontecer. O efeito “Pedim do Cleto” lançou estilhaços e um deles atingiu o até então inatingível, por 50 anos, Esmerino Arruda.Queiram ou não, estamos vivenciando algo inimaginável até poucos dias atrás, a queda de um chefe político que sempre adotou métodos heterodoxos, principalmente com relação à liberdade de expressão. Métodos esses que ensina até hoje aos que o seguem como líder, como prefeitos de cidades que orbitam em torno do "Oiteiro". Prefeitos que sempre seguiram em peregrinação até lá quando algo desanda em seus municípios, apelando assim para o estratosférico prestígio do todo poderoso "Senador".
Geralmente são questões extremamente "relevantes" para a municipalidade, como pedir sua mediação para a demissão sumária de locutores de rádio que não estão rezando em suas cartilhas ou a transferência de alguma autoridade que não dá continência toda vez que cruza com o Rei local. Por conta disso, muitas vidas mudam, muitos profissionais de imprensa são limitados a falar o que agrada aos Reizinhos, sob pena de ter que juntar suas "trouxas" e sair da cidade até o pôr do sol.
Esmerino Arruda certamente já apelou para o TSE, dentro do amplo direito de defesa, podendo voltar a qualquer instante, mas algo já é fato, a vela quebrou e assim como o cristal, não há emenda nesse mundo que recupere sua forma original.
Dedico esse texto a um dos maiores profissionais de rádio que conheço, Assis Araújo.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:07h