domingo, 17 de maio de 2009

ARIANO SUASSUNA E O "FORRÓ" ATUAL

O respeito pelos mais velhos, bons costumes e outros princípios estão indo morro abaixo hoje em dia. Não é raro, não mesmo, crianças entre 8 e 11 anos, se apresentarem em festinhas de escolas dublando bandas de forró, usando trajes mínimos, com coreografias não condizentes com sua idade, falando palavras impróprias e tudo isso sob o olhar "orgulhoso" de pais e professores. Hoje trago até vocês um artigo do mestre Ariano Suassuna, que assim como os que realmente querem respostas e são questionadores do mundo, põe o dedo nessa ferida social sem precedentes em nosso país. O artigo parece ter sido feito para Camocim.
.
'Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero).
As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.
O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto.Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.
Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas.
Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão ForróMoral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira "a resposta" (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.
Continue lendo o artigo AQUI
Postado por Tadeu Nogueira